PROJETO 2013




PROJETO: MINHA ESCOLHA PROFISSIONAL



(www.projetominhaescolhaprofissional.blogspot.com.br)

DIREÇÃO: MARINALVA FREITAS
COORDENAÇÃO: LIA REZENDE
           FLÁVIO DENNIS


INTRODUÇÃO
                Este projeto partiu do sentimento dos alunos de estarem completamente perdidos ao terminarem o 3º ano científico e não saberem o que fazer de suas vidas. Muitos deles terminam o cientifico e sentem-se aptos a fazer uma faculdade e realmente fazem, mas depois descobrem que não era nada daquilo que queriam. O que se constata é que isso acontece com regularidade já que os alunos ainda estão em fase de crescimento intelectual, emocional e físico. Ainda tem outros que saem do Ensino Médio completamente sem direcionamento, não tem idéia do que vai ocorrer no ano seguinte e ainda preferem repetir de ano por que não sabem o que vão fazer no ano posterior. O que nós podemos deduzir é que alguns tem medo de crescer e aparecer. O que também é muito normal ter medo do obscuro. Mas não podemos deixar de citar alguns dos nossos alunos que ao terminar, logo fizeram a faculdade e muitos já estão até trabalhando e se identificaram com a profissão. Partindo se toda esta complexidade é que elaboramos este projeto.
JUSTIFICATIVA
Independente de qualquer tipo que o nosso aluno se enquadre a nossa escola vem complementar as suas muitas atividades com a obrigação que lhe cabe e proporcionar aos alunos que estão terminando o científico a terem oportunidade de interação com todos os outros alunos que estarão concluindo mais esta etapa importante na sua vida e que sentem os mesmos medos. E com essa interação, a discussão e escolha profissional feita por todos, fazendo com que eles questionem cada profissão e o que os levará a escolher tal profissão.
OBJETIVOS
Nosso objetivo é que os alunos saem do 3º ano científico com uma profissão em mente ou se não, com um direcionamento mais pertinente quanto ao assunto. Através das atividades propostas eles terão tempo suficiente para refletir sobre o que resolverá na sua vida. Através da conscientização deles como futuros cidadãos atuantes dentro da sociedade, eles com certeza, levarão à serio as suas escolhas.
DESENVOLVIMENTO
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (EM ANEXO)
1º MOMENTO (TURMAS INDIVIDUAIS)
1-  Abordagem do vídeo: “O que eu vou ser quando crescer?”;
2-  Apresentação do projeto;
3-  Mentalização do futuro;
4-  Questionário; (EM ANEXO)

2º MOMENTO (COLETIVO)

5-  Palestra com o psicólogo: “Análise das respostas sob a visão psicológica.”;
6-  Testes Vocacionais;


3º MOMENTO (COLETIVO)
7-  Divisão dos grupos por profissão e entregas dos textos por profissão;
8-  Discussão em grupo das questões levantadas por profissão;
9-  Respostas comentadas pelos grupos;
10-             Ouvir áudios sobre o mercado de trabalho;
11-             Elaboração de questões para os profissionais;

4º MOMENTO (COLETIVO)
12-              Apresentação dos profissionais;
13-             Debate: Fala garoto
14-             Homenagem e agradecimento aos profissionais.
15-             Preencher um formulário sobre o resultado do projeto.

EXECUÇÃO
Esse projeto terá início no mês de maio com o 1º momento, onde as atividades serão realizadas por turmas individualmente. Na última atividade deste momento, será entregue um questionário para cada aluno, que levará para casa e responderá calmamente. Depois será entregue ao responsável e repassado para um ou dois psicólogos, que analisarão as respostas e baseadas nelas farão uma análise sobre as possíveis razões de os alunos escolherem tal profissão.  Nos momentos seguintes, serão realizados em coletividade.
No 2º momento, quem será responsável é o ou os psicólogos que farão uma palestra baseada nas respostas dos alunos e em seguida farão vários testes vocacionais, como também poderão fazer testes de autoconhecimento. Esse 2º momento será realizado no mês de junho, de acordo com a agenda do (s) psicólogo (s).
O 3º momento terá como responsáveis os coordenadores do projeto e a direção da escola. Neste momento, eles já terão o direcionamento da profissão e formarão grupos de acordo com a profissão escolhida. Neste grupos, eles responderão através da leitura e discussão entre si. Ao final do encontro pediremos que elaborem em casa, perguntas para os profissionais e tragam no próximo encontro. Ainda no mês de junho, poderemos estar executando este 3º momento.
No 4º momento, teremos o fechamento do projeto que será responsável, tanto a direção quanto a coordenação do projeto e o prazo para ser realizado é em agosto. Teremos um debate com perguntas e respostas dirigido por um dos coordenadores. Os profissionais convidados para o debate deverão ser de preferência esperantinenses (uma realidade próxima à deles), para que os alunos possam observar que eles também podem chegar onde querem, se lutarem por aquilo que querem. Que a sua condição humilde ou seu estudo em escola pública não será impedimento para ser o que quiserem.
 É de suma importância a avaliação final feita pelos alunos sobre o projeto nesta última etapa.
RECURSOS HUMANOS
COORDENAÇÃO DO PROJETO
Lia Maria Rezende Freitas (Professora)
Flávio Dennis Lopes Silva (Professor)

APOIO
Marinalva Freitas de Carvalho Fonseca (Diretora)
Hilton Pereira de Sousa (Diretor-adjunto)
Cláudia Cristinni Fortes(Coordenadora Pedagógica)
Tatiana Ramos de Lima (Coordenadora Pedagógica)
Hamilton Alves Barbosa Júnior (Psicólogo)
Luciana Carvalho Araújo (Psicóloga)

PROFISSIONAIS CONVIDADOS
(SOMENTE DEPOIS DA 1ª ETAPA)

TURMAS BENEFICIADAS
3º A - MANHÃ
Amanda Gabryelle AraujoSirqueira
Ananda Xavier Sampaio
Antonio Rodrigues de Sousa Neto
Cleudiane Bezerra Inocêncio
Cristiane Oliveira Rodrigues
Ernando Ribeiro Castro
Francisca Maria da Conceição
Francisco Elionaldo de Ananias Silva
Gerson de Sousa Gabriel
Humberto Henrique Silva Silveira
Iara Pereira Alves
Igor Freitas Guinot
Jadson Lustosa Quaresma
Jennyfer de Sousa Gabriel
João Paulo de Carvalho Sousa
Joice Maria Carvalho Silva
Lucilene Barros Moraes
Luiz Gonzaga da Silva Neto
Maria Aliene dos Santos de Carvalho
Maria da Graça Sousa Vidal
Maria Michelly dos Santos Vaz
Naiana Maria Rodrigues da Rocha
Nara Kelly Borges da Rocha Leal
Rayana Rangelly Machado Bernardo
Regina Rodrigues de Mesquita
Shirley Machado dos Santos
Tatiele de Oliveira Aquino
Thalita Lima Amorim
Thayse Furtado de Melo

3º B – MANHÃ
Aline Martins Castro
Antonia Nascimento Rodrigues Cardoso
Bruna Carla Silva de Carvalho
Danielle Borges de Carvalho
Danielly da Silva Mendes
Dheny Laís Lustosa Machado Carvalho
Dyarle Carvalho Gonçalves
Dyerle Carvalho Gonçalves
Eliane Rodrigues da Silva
Érica Cristina Oliveira do Nascimento
Fabrícia de Carvalho Gomes
Fernanda Conceição do Vale
Francisco Gildenes Alves Júnior
Geane Gomes da Silva
Jaciara Silva Nascimento
Josiane Silva Sales
Joyce Mara Santos de Sousa
Juliete Oliveira Lopes
Leidiane Vieira Rodrigues Santos
Marcos Vinicius da Conceição Miranda
Maria Alriane Costa
Maria Edilane Cardoso Carvalho
Natânia Letícia Gomes da Silva
Rejane Araujo dos Santos
Rivania Maria Dias da Silva
Ruth de Araújo Gomes
Samara Nunes de Oliveira
Sandra Sousa Queiroz
Sara Borges da Rocha Leal
Sávio de Carvalho Oliveira

3º C – TARDE
Adriele Márcia Carvalho
Águida Francisca de Sousa Mesquita
Ana Cléia de Sousa Santos
Antonia Patrícia Fontinele Gil
Cássio Rodrigo Machado
Daniela Sousa Carvalho
Edilane Oliveira Costa
Elaine Cristine de Carvalho
Eliane Carvalho Ferreira
Elissandra Carvalho Ferreira
Fabíola Teixeira Sousa
Géssica Maria de Carvalho Cardoso
Ivana da Silva Rodrigues
Jaison Silva dos Santos
Jaqueline da Silva Gomes
Jucélia Maria Silva Rodrigues
Lucas da Silva Carvalho
Luís Felipe Carvalho Aguiar
Marcos da Silva Ramos
Maria do Amparo Sousa Silva
Maria Iraní Chaves Carvalho
Maurício Paiva Sousa
Nayana Maria de Sá Mesquita Carvalho
Naiara de Carvalho Araújo
Roger  Melo
Romário dos Santos Pereira
Solange da Silva Araújo
Teresa Silva do Nascimento
Wellyngton Torres Carvalho Costa
Willane Neres de Souza
Yanca Ítala Gonçalves Roza

3º D – NOITE
Alexandre Lima Carvalho
Ana Beatriz de Moraes Portela
Antonia Machado dos Santos
Antonia Rodrigues de Carvalho
Antonio Carlos Nascimento Oliveira
Apolinário Barros de Carvalho
Carmem Lúcia Ferreira de Oliveira
Daniele da Costa Feitosa Rocha
Davi Miranda da Silva
Elias Barbosa de Sousa
Eunice Peres de Carvalho
Fernando Paiva Silva
Francinalda dos Santos
Francisca Silva Merença
Francisco das Chagas Siqueira Neto
Geisiane Rodrigues Meneses
IzaqueRibeiro de Sousa Neto
Jardel Machado dos Santos
Joelson Duarte da Silva
Juliane Sales de Carvalho
Keila do Nascimento Silva
Kely Cristina Sousa Nascimento
Luciana Miranda Pereira
Luciene Nunes da Cunha
Luzia Zilmara dos Reis
Marciane de Paia Gil
Marcondes Silva Vale
Maria Antonia dos Santos Silva
Maria de Fátima Silva Pereira
Messias Marques Araújo
Natília de Sousa Cardoso
Naura dos Reis Araújo
Poliana Carvalho do Monte
Romário Silva Paiva Andrade
Rosiane Lima Gil
Sabrina GomesNormandes
Samuel Silva Aguiar
Sebastião Rodrigues de Sousa Junior
Talita Pereira dos Santos
Weslley Sampaio de Rezende

3º E – NOITE
Airton Marcos Pereira
Ana Cristina Morais Silva
Ana Lúcia Resende da Silva
Ana Paula de Oliveira Silva
Antonia Márcia Alves de Sousa
Antonio Nonato de Paiva Filho
Clara Maria Rodrigues
Cleide Mara Carvalho do Vale
DeusianeMerença Araújo
Douglas Carvalho Barros Araujo
Edly Felipe Araújo
Eliane Maria dos Santos Silva
Eliane Miranda Carvalho
Elma Pontes de Sousa
Elton Xavier Marques
Esperança de Carvalho Rego
Fabiana Araújo de Morais
Francisca das Chagas Sousa da Silva
Francisca Gisele Morais Rodrigues Carvalho
Geise Maria Silva dos Santos
George Borges Rezende
Geovane dos Santos
Jânio Leite da Silva
Jardiana Ventura da Silva
João Ismar Resende do Nascimento
Jordiane da Silva Xavier
José Ivan Silva de Carvalho
Juciana do Socorro da Silva
Juniel Oliveira do Nascimento
Karla Mara de Carvalho Silva
Laiane Pinto dos Santos
Laura Santos Angelo
Layanne Cibele da Conceição
Lílian Kristian Carvalho Cardoso
Loiriane Maria Pereira Amorim
Luciana Veras Lira
Marcos Antonio de Almeida Oliveira
Maria Antonia Silva Rodrigues
Maria Deuselina Freire Carvalho
Maria do Socorro Freire Carvalho
Neiriane dos Santos Machado


CUSTO DO PROJETO
·       ___ portas-retrato para os profissionais;
·       Reprodução foto dos profissionais antes e depois (etudantes-profissionais);
·       Confecção de camisas (à critério);
·       Reproução de CD’s (contendo a meditação e os 3 (três) áudios sobre preparação para o mercado de trabalho;
PATROCINADORES
·       UEJNA











ANEXOS











PROJETO: MINHA ESCOLHA PROFISSIONAL

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO (TURMAS INDIVIDUAIS)
1-    Abordagem do vídeo: “O que eu vou ser quando crescer?”;
2-    Apresentação do projeto;
3-    Mentalização do futuro;
4-    Questionário;

2º MOMENTO (COLETIVO)

5-    Palestra com o psicólogo: “Análise das respostas sob a visão psicológica.”;
6-    Testes Vocacionais;

3º MOMENTO (COLETIVO)
7-    Divisão dos grupos por profissão e entregas dos textos por profissão;
8-    Discussão em grupo das questões levantadas por profissão;
9-    Respostas comentadas pelos grupos;
10- Ouvir áudios sobre o mercado de trabalho;
11- Elaboração de questões para os profissionais;

4º MOMENTO (COLETIVO)
12-  Apresentação dos profissionais;
13- Debate: Fala garoto
14- Homenagem e agradecimento aos profissionais.
15- Preencher um formulário sobre o resultado do projeto.




PROJETO: MINHA ESCOLHA PROFISSIONAL
NOME: _______________________________________________________________
TURNO: ______­­­­­­­___________                     TURMA: _________
PROFISSÃO DA MÃE, PAI OU RESPONSÁVEL: _____________________________
AUTOQUESTIONAMENTO:
1-    Qual a profissão que pretende exercer? E o que levou a esta escolha?
2-    Que dificuldade você poderá encontrar para conseguir exercer esta profissão?
3-    Como pretende exercer esta função?
4-    O que você gostaria que a sua escola fizesse a respeito do direcionamento da escolha profissional?
REFLEXÃO
A tarefa do adolescente é responder às perguntas:
  • Onde eu me situo no mundo?
  • O que esse mundo é de fato?
  • Que foras atuam na sociedade?
  • Que forças atuam na sociedade?
  • Qual é o significado da minha vida dentro da coletividade?
  • No que posso acreditar?
  • Para que rumo devo dirigir minhas energias?
As respostas serão fundamentais para que ele consiga fazer a escolha de uma carreira e alcançar a maturidade social, a fim de emancipar-se da casa paterna.
A angústia de não poder solucionar essas questões internas pode levar muitos indivíduos a desequilíbrios sérios, tanto psíquicos, quanto comportamentais, incluindo aí o terrível fantasma da taxicomania, o pesadelo das depressões e as crises existenciais.
(Souza, Dalva Silva. Os Caminhos do Amor - p.120)


MENSAGEM FINAL
O futuro está aqui, são vocês, e é por isso que realizamos este trabalho. Por que confiamos em vocês que tem a responsabilidade de seguir em frente com suas vidas. Não viemos aqui à toa, todos temos o propósito de evoluir como pessoa, vivendo da melhor forma possível. E assim como fomos incumbidos de cuidar de vocês hoje, como educadores, vocês cuidarão também dos novos seres que virão através das profissões que exercerem, por isso decidam o melhor para vocês. Assim, ajudarão a si próprio e também aos outros através dessa escolha.
E se vocês não conseguirem nada no ano que vem, não precisam se culpar, o importante é que tentaram e continuarão tentando até conseguirem chegar onde querem. Treinar a PACIÊNCIA também faz parte do crescimento, o que não se pode é desistir. A PERSISTÊNCIA é a palavra que vocês mais precisarão usar em suas vidas até chegar lá.
Obrigada pessoas queridas do meu coração.
Obrigada Deus, por mais essa realização.

Lia Maria
07.04.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário